Gráfico de pizza e rosca

Estes tipos de gráficos devem ser utilizados cautelosamente, e sempre se questionar se é o mais acertado para mostrar as informações que desejamos, veremos agora o porquê...


O gráfico de rosca e o gráfico de pizza são semelhantes, mostram a relação das partes com um todo. Em ambos casos a soma dos valores do gráfico deve somar até 100%. A única diferença é que, no gráfico de rosca, o centro está em branco e permite o espaço para um rótulo ou ícone.

O principal problema destes visuais é que quando utilizamos muitas categorias são difíceis de ler e interpretar; como também quando os valores das categorias, mesmo que poucos, são muito próximos entre eles.
Vejamos no seguinte exemplo. Poderia afirmar qual categoria tem maior participação?


O olho humano não consegue atribuir corretamente valores quantitativos, e quando os segmentos têm tamanhos parecidos, fica quase impossível dizer qual é o maior. Uma forma de resolver isso é adicionando legendas com o porcentual que representa cada categoria:

Resumindo, os gráficos de rosca/pizza são mais bem usados para comparar uma determinada seção ao toda, em vez de comparar as seções individuais entre si.


Compartilhar este Post:

Posts Relacionados:

Deixe seu Comentario